sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Indefinições e renovação de 60% na Câmara marcam as eleições em Marituba


As eleições em Marituba, como o Portal já vinha se pronunciando, realmente trouxeram uma série de surpresas! Mas vamos primeiro nos ater aos eleitos e aos que não tiveram seus mandatos renovados.
Eleitos:
 Mello (PRB)
Andersom Lima (Pêemedebe)
Junior Amaral (PP)
Everaldo Aleixo (DEM)
Francisco Besteiro (PMDB)
Helder Brito (PSDB)
Raimundo Carmeiro (PSDB)
Boni (PSDB)
Pastor Ademir (PRB)
Gilberto Souto (PPS)
Raí (DEM)
Nilson Serrão (PSD)
Batista (PSD)

Vereadores que não tiveram seu mandato renovado:

Salim (Pêemedebe)
Emano Rocha (PSDB)
Chica (PMDB)
Paulo Couto (PPS)
Gordo (PSDB- Não foi candidato a reeleição)

Resultado da eleições para Prefeito:

Mario Filho  (PSD) 27456 Eleito 52% dos votos
Antonio Armando (Pêessidebe) 13958  26% dos votos 
Bertoldo Couto (PPS) 10319 Não Reeleito   19% dos votos
Adelino Bessa (PSOL) 797 0,1% dos votos 

Votos Válidos 52.530 votos válidos (OBS. O TSE não contabiliza como votos válidos os votos brancos e nulos)

OBS. Para ser diplomado prefeito, Mario Filho, aguarda julgamento de Recurso pelo TSE, que deve ocorrer até a 1ª semana de Novembro, caso seu recurso seja julgado improcedente, o TSE de forma automática deve convocar novas eleições, tendo em vista que os votos de Mário Filho, 52% dos votos válidos deveram ser declarados nulos, o que obriga o TSE a anular a eleição para prefeito e convocar novas eleições.

Veja o que diz o Código Eleitoral  Brasileiro.
Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais
ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal ma
rcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.


§ 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
§ 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados. 

Porém de acordo com o prefeito eleito Mário Filho as expectativas em relação a sua aprovação de registro de candidatura são excelentes de acordo com as próprias palavras de Mário. Veja:


"Para todos entenderem o que está acontecendo em relação o resultado das Eleições de prefeito em Marituba:Em 2008 nosso contador entregou as nossas prestações de conta de campanha  com 16 dias de atraso, o prazo final era 30 de novembro e foi entregue no dia 15 de dezembro. A Juíza de Ananindeua-Marituba da 43ª Zona eleitoral, não reconheceu a entrega das minhas contas de campanha, mesmo proferindo a sentença no dia 05 de fevereiro de 2009 (quase dois meses depois da entrega das minhas contas de campanha); entramos com uma  ação recursal  no TRE e ganhamos; nossas contas hoje estão analisadas e aprovadas, só que meu registro de candidatura quando foi para o TRE as contas ainda não estavam analisadas, e constava essa restrição no meu registro de candidatura, por isso meu registro ficou indeferido com recurso, tanto pela 43ª Zona, quanto pelo TRE, por isso teve que subir para o TSE, mas a diferença é que as minhas contas hoje estão aprovadas, já tenho minha quitação eleitoral, creio que no TSE vamos resolver definitivamente, até porque hoje não há restrições, visto que minhas contas já estão aprovadas. Obrigado Deus por tudo que esta acontecendo, e obrigado ao povo de Marituba que nos presenteou com 27456 votos ou seja 52% dos votos válidos. Mario Filho"




Portanto senhores leitores, caso Mário Filho não seja declarado prefeito, novas eleições serão convocadas para Marituba, e tudo que se especula de diferente neste momento é meramente "Rádio Cipó", porém o Portal torce para que a vontade soberana de 52% dos eleitores de Marituba prevaleça.

Veja agora como vai ficar a composição da Câmara Municipal caso Mário Seja declarado Prefeito.
 Vereadores da Base:
Andersom Lima PMDB (Mais independente)
Francisco Besteiro PMDB (Do grupo de confiança do Novo Prefeito)
Nilson Serrão PSD (Do grupo de confiança do Novo Prefeito)
Batista PSD (Do grupo de confiança do Novo Prefeito)
Raí DEM (Do grupo de confiança do Novo Prefeito)

Deveram compor com Mário Filho.
Boni (PSDB)
Pastor Ademir ( PRB)
Everaldo Aleixo (DEM)

Dificuldades para compor com Mário Filho
Helder Brito (PSDB)
Raimundo Carneiro (PSDB)
Mello (PRB)

Não vai compor de jeito nenhum pelo comportamento temerário durante a campanha.
Junior Amaral (PP)

Entenda agora o que pode ocorrer caso o TSE convoque novas eleições.

Caso o TSE convoque novas eleições, os partidos políticos legalmente constituídos em Marituba a mais de um ano, terão o prazo de até 10 dias para realizar suas composições e convocar as convenções, terminado o prazo de dez dias os candidatos escolhidos em convenção terão o prazo de no máximo 30 dias para fazer campanha, detalhe, a campanha seria apenas para prefeito e vice, não alterando em nada o resultado para vereador.
Caso esse prazo ultrapasse para o Ano de 2013, será declarado prefeito interino, o presidente eleito da Câmara Municipal, que ficará com o prefeito até a posse do prefeito eleito em novas eleições, a chamada eleição suplementar. OBS. Isso, caso o recurso do Prefeito Eleito Mário Filho seja negado pelo TSE.

Em caso de novas eleições podarem ser candidatos todos aqueles que estiverem filiados a partido político a pelo menos um ano, que tiverem suas contas de campanha de 2008 prestadas, mesmo que tenham sido reprovadas, que não tenham condenação em processo transitado em julgado em 2º Instância, ou mesmo que não se encaixem em algum dos dispositivos da Lei da Ficha Limpa.Portanto neste caso, mesmo que Mario Filho tenha seu pedido negado pelo TSE, ele poderá ser novamente candidato, pois em relação as suas contas de campanha de 2008 não há nenhum impedimento, bem como poderão ser candidatos Mello, Bertoldo, FRED, Elivan, Roberto Rocha, Everaldo Aleixo e qualquer outra pessoa que se encaixe nas condições citadas acima.

Quem ficou forte e quem enfraqueceu com os resultados das eleições de Marituba.
Perde:
PMDB perdeu uma cadeira na Câmara Municipal, O PMDB também terá que explicar a alta cúpula regional do Partido, porque os candidatos considerandos Médios, como: Joabes, Ricardo Mesquita e Graça Contadora estavam no PHS e não no PMDB,se esses candidatos estivessem no PMDB certamente o Partido teria feito a 3ª vaga.

Perde:
Família Couto, perdeu a prefeitura, perdeu seu mandato na Câmara Municipal  e olha que detinham a presidência da Casa de Leis, não conseguiram eleger Arlem Couto em Ananindeua, que perdeu a vaga para um simples treinador comunitário, a recusa da população em relação a família Couto foi tamanha que possibilitou com que o Candidato a Reeleição Bertoldo Couto, dono da máquina municipal chegasse apenas em 3º lugar no resultado final das eleições.

Nem Perde nem Ganha:
Família Rocha, Mesmo com expressivas votações, a família que detinha um mandato de Vereador, não conseguiu renovar o mandato de Emano Rocha, pode não ter o mandato de Vice Prefeito, algo bem provável, porém tiveram relativos ganhos, Andersom Rocha do PR, mesmo não tendo conquistado a vaga de Vereador, mas com seus 1223 votos se configura no cenário político Maritubense como uma nova Liderança que deve ser observada, a família ganhou uma especie de mandato, pois o Esposo da atual Secretária de Meio Ambiente Teresa Rocha, Gilberto Souto, foi eleito Vereador.

Perde:
PSDB, perdeu uma cadeira na Câmara Municipal, mantendo apenas 03.

Perde:
PPS, manteve sua sua cadeira na Câmara Municipal, porém teve inúmeros registros de candidatura indeferidos, teve que substituir a vaga de vice durante a campanha, não conseguiu manter a Prefeitura, e há quem  diga, serviu de escada para o DEM que na composição proporcional com o PPS fez duas cadeiras enquanto que o Partido de Bertoldo fez apenas 01.

Ganha:
PSD, como o Portal, antes das eleições havia noticiado, o PSD fez duas cadeiras de Vereador, trazendo de volta a cena política da Cidade o Ex-Vereador Nilson Serrão e dando a oportunidade da Vereância ao agora Vereador Eleito Batista, que quando estava no PMDB sempre alcançava boas votações mas se mantinha na suplência.

Nem Perde nem Ganha.
PV-PC do B, PSC, PSB, PHS, PT, PDT, e outros, não fizeram vereadores, mas tiveram candidatos com votações importantes, fazendo surgir novas lideranças no cenário político da cidade.

AVALIAÇÃO

22 comentários:

  1. Bem amigos do portal,em primeiro lugar quero parabenizar a direção do saite,que é séria e que realmente, vem mostrar imparcialidade na noticia com credibilidade aos internaltas e leitores do meio da comunicação.
    Quero agradecer pelos 63 votos que eu tive nestas eleições que foram suficientes para impedir que determinados candidatos despreparados, tivessem a vaga.
    venho dizer ao leitor do portal que minha mãe Sebastiana de Aviz Cunha ,foi fundadora das escolas Tereza D'avilla e Padre Romeu.
    Quero dizer a esse candidatozinho que se diz eleito,e que não tem nem a escolaridade de nivel superior ,só o medio. Que não use mais os meios de comunicação comunitária em seu favor ,pois o povo não aguenta mais tamanha mentira desse cidadão...que vergonha ,um politico desse gabarito ,ir em uma emissora local e me chamar de maconheiro e ofender minha mãe,só pode ser desespero mesmo.
    Fui o único candidato que não se calou pra esse homem, e falei nos comícios apenas o que era verdade.
    É uma vergonha que uma emissora que se diz comunitária ,permita tal agressão no ar,visando apenas o prejuizo material e moral do ex locutor desta emissora,que nunca recebeu qualquer ajuda deste cidadão.
    Sou musico,comunicador e professor,não devo nada a este senhor ,que sonha em ser diplomado.
    por isso que esse cidadão vive armando confusões na cidade ,e sua resposta foi uma rejeição de 27.000 mil e isso ele não poderar mudar.
    obrigado aos eleitores e lembresse:
    O pinókio esta com bico de tucano,grande e amarelo, pra tentar esconder o tamanho.
    boa tarde!(Denilson Cunha)

    ResponderExcluir
  2. NULIDADE DOS VOTOS E VOTOS NULOS SÃO COISAS DIFERENTES SEU BANDO DE IMBECIS, NOS AVISAMOS QUE OS VOTOS DESSE CANDIDATOZINHO MENTIROSO NAO IAO VALER!!!!!!!!!!!!!!!
    NULIDADE QUER DIZER URNAS ROUBADAS OU BOLETINS DE URNAS NÃO CONTABILIZADOS CORRETAMENTE, O QUE NÃO E O CASO EM MARITUBA.... ALEM DE QUE OS VOTOS DO CANDIDATO IMPUGNADO E MENTIROSO EH QUE DEVERIAM SUPERAR 50%, O QUE TAMBÉM NÃO ACONTECEU... AGORA EU QUERIA SABER O NOME DO DONO DO PORTAL E QUANTO O MARIO FILHO TE PAGA POR MES PRA DIVULGAR ESSAS BABOSEIRAS E POR CONSEQUENCIA PERDER A CREDIBILIDADE...
    SINTO MUITO PELOS QUE, INFELIZMENTE FORAM ENGANADOS POR ESSE MENTIROSO, MAS JUSTIÇA EH JUSTIÇA, E TODOS SABIAM , INCLUSIVE ELE QUE OS VOTOS NÃO IAM VALER!!!!
    E RESSALTE-SE QUE SE O ANTONIO NÃO TIVESSE GANHADO O TSE JAMAIS PODERIA PROCLAMA-LO ELEITO, E SÓ O FEZ PELO FATO DE QUE O MARIO FALSO OBTEVE APENAS 49% DOS VOTOS, O QUE NÃO PODE ANULAR A ELEIÇÃO!!!!!!!!!!!!

    Ass. Carlos S. Lacerda
    OBS. DENÍLSON CUNHA MACONHEIRO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Juíz Federal Daniel Santos Rocha Sobral
    Decisão Plenária
    Acórdão em 18/08/2012 - RE Nº 54877 JUIZ FEDERAL DANIEL SANTOS ROCHA SOBRAL
    - À unanimidade, conhecer e negar provimento ao recurso, mantendo o indeferimento da candidatura do recorrente por ausência de quitação eleitoral, nos termos do voto do Relator.
    Publicado em 18/08/2012 no Publicado em Sessão, às 18h25 horas

    ResponderExcluir
  4. SEU BANDO DE MENTIROSOS, VEJAM AS DATAS NÃO BATEM COM O QUE O IMBECIL QUE NÃO QUIS TROCAR DE CANDIDATO ESTA FALANDO, E SÓ PRA ELUCIDAR OS VOTOS DESSE BANDIDO SÃO APENAS 49% E NÃO 52, FAÇAM AS CONTAS.... E NÃO MINTAM PRO POVO DE MARITUBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eita q a tucanada de Marituba ta doida pra sair da miséria. Não se mancam pegaram uma surra de 27.500 votos e ainda querem ser donos da prefeitura. Vão enrolar a bandeira e vão arrumar emprego bando de vagabundo. 45 em Marituba nunca +. Se depender de mim ainda vou ver essa gente do 45 pior do que o papagaio, doidos e na miséria! KKKKKKKKKKKKKKKKKK! Chupa 45, Chupa Tucanada!!

    Quinta-Feira vão levar outra surra vinda lá de Brasilia!

    ResponderExcluir
  6. A verdade que tudo ta girando entorno da decisão do tse a respeito do Mario Filho, pois caso seja negado provavelmente ocorrerá novas eleições isso é fato, o pior que já articulações do proprio PSD para alianças numa nova tentativa de ganhar a prefeitura, o PMDB vem num chapa majoritária com certeza chapa pura, descartando o Anderson que se demostra independente pois quer se da bem na câmara. PSDB deve vir mais forte e com mais apoios, deve surgir candidatos novos a majortario nos partidos PP/PRB, PPS e destacando o DEM que vai dar um pé na bunda do Bertoldo e o rai que ja esta voando com tucanos querendo participar da mesa da câmara.

    ResponderExcluir
  7. Tucanada, enrolem a bandeira e enfim no k... de vcs. 45 ja se lascou, A3 foram 3 peias consecutivas. Adeus A3!!!! Vai te embora carniça! KKKKKK

    ResponderExcluir
  8. MANDA A TUA MAE CHUPAR, E DEPOIS PEDE PRO MARIO CONTINUAR MENTINDO PRA TI, PQ COM DEUS E PELO POVO O TRABALHO ESTA DE VOLTA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ta ai seu bando de imbecis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    http://www.avozdaserra.com.br/noticia/20810/juiz-desfaz-duvida-de-eleitores-voto-nulo-nao-anula-eleicao

    ResponderExcluir
  10. DA - LHE A3 !!! O TRABALHO ESTA DE VOLTA A MARITUBA !!!!

    ResponderExcluir
  11. CHUPA E DEPOIS SENTA, AGORA VEM OS PROCESSOS E TODA SAFADEZA VAI APARECER E SERÁ PUNIDA. VCS SE F...

    ResponderExcluir
  12. A população de Marituba espera ver o Bestoldo e toda a quadrlha Couto na cadeia pagando pelo roubo na prefeitura. Vamos ver se ainda mantem aquele ar de falso rico esnobe de outros tempos.

    ResponderExcluir
  13. Bertoldo ladrão FdP, onde está o dinheiro do pagamento dos funcionários e prestadores de serviço da prefeitura. Paga Pilantra.

    ResponderExcluir
  14. Bertoldo paga os funcionarios pois eles não tem culpa se a tua familia são um bando de imcompetente.

    ResponderExcluir
  15. Enquanto a safada da Luana maconheira caceteira desfila de Frontier o BC ladrão não paga os funcionários.

    ResponderExcluir
  16. O BC ladrão não recolhe o lixo, não paga os prefessores, vende terreno para cemitério, empregou toda a familia (quadrilha), roubou o FUNDEB a merenda escolar e a saúde do municipio, agora tem que pagar na cadeia juntamente com sua sobrinha maconheira Luana piranha.

    ResponderExcluir
  17. ACABOU SEUS MERDASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    FIQUEM COM O MARIO FALSO DE VCS E ATE NUNCA MAIS SEUS BOSTAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ja vai tarde seu FdP burro.

    ResponderExcluir
  19. Antonio Armando é o prefeito eleito em Marituba, Chupa essa BC Ladrão, agora vcs se fud...

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    burro com um candidato eleito e tu fudido cm um mentiroso seu idiota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nesse site esta escrito claramente: Ou o Mário Filho assume a prefeitura ou teremos novas eleições em Marituba. E o Antônio Armano é diplomado prefeito do município???? Sinceramente não existe credibilidade nas informações desta página.

    ResponderExcluir
  22. Os seguidores do candidato Antonio Armando, estão espalhando pelo municipio de Marituba que o santinho do Antonio Armando vai assumir a prefeitura de Marituba,pois o proprio vai desembolsar bastante dinheiro para ser absorvido......então depois do dito vai roubar o triplo e repartir com seus seguidores, que mas parecem ienas e urubus sobre o dinheiro arrecadado pela prefeitura... dinheiro este que poderia pagar melhor os leigos dos professores deste municipio...sim professores leigos que vendem a educação para politicos safados..é uma pena que as crinças e jovens deste municipio tenham professores tão alienados...que pena sinto desses jovens,pois professores que fazem campanha na sala de aula para candidatos, são professores leigos, alienados, tapados e não servem para dar exemplo de cidadania aos jovens desse municipio,,professores que recebem ordem de pedagogos burros que compraram seu diploma,pois nem sabem falar direito, nem sabem qual é a sua função dentro de uma escola...Que tenha outra eleição e espero que este abutero por dinheiro do Antonio Armando fique no seu puleiro

    ResponderExcluir