segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSDB-PMDB e PSD governarão Região Metropolitana de Belém

Com o fim do Segundo Turno, o saldo para os partidos políticos é o seguinte:

PSDB ( Santa Barbara, Belém, Ananindeua)
PSD (Marituba e Santa Izabel)
PMDB ( *Castanhal e Benevides)
* Desde 2010 Castanhal integra a Grande Região Metropolitana de Belém.

Portanto, o Governador Jatene elegeu todos os prefeitos, por assim dizer, mesmo que não tenha feito campanha de forma direta para os eleitos, porém, todos os eleitos fazem parte de sua ampla base de apoio.
Agora, literalmente Jetene não tem mais desculpas para dizer que não trabalhou, que um determinado prefeito atrapalhou seus planos de desenvolvimento.
Estar alinhado com o Governo do Estado na prática não significa muito, pois a maioria dos repasses aos municípios são repasses Federais (FPM, FUNDEB entre outros), porém a muito tempo o PSDB alimenta a tese de que, se o município está alinhado com o Governo do Estado, será bom para a Cidade, vamos ver!
As eleições municipais também preconizam o que ha de vir em 2014, vejamos.
Jatene de certo será candidato a releição.
Mesmo com sua derrota na capital, o PSOL, surge como uma alternativa viável de oposição, e com nomes viáveis  como de Marinor de do Próprio Edmilsom, porém dificuldades em formar alianças serão sempre uma dor de cabeça para o Grupo do PSOL.
O PT já percebeu que não tem como inovar muito, tentou nomes novos nesta eleição no Pará, imitando outros redutos pelo país, mas a falta de empolgação do eleitorado com Alfredo, e a empolgação da Militância Petista com Edmilsom no 2º turno, mostrou o quanto os Militantes gostam mesmo é de nomes antigos, quer queira quer não, nomes como Ana Júlia, Zé Geraldo, Ganzer, Paulo Rocha e Maria do Carmo empolgam os militantes muito mais que os novos, Claudio Puty e Beto Faro seriam nomes novos a serem testados em 2014, mas é importante o PT lembrar que para se alavancar em uma eleição estadual, o candidato deve saber falar bem na TV, deve ser carismático, empolgar o público, atitude distante do Professor Alfredo, que falava como se fosse um ator principiante que acabou de decorar o texto.
O PMDB mais uma vez não se saiu bem nestas eleições, ganhou Castanhal e Altamira, mas deixou de ganhar em Santarém, em Belém e perdeu Ananindeua, reduziu sua bancada de Vereadores, Priante saiu da disputa menor do que entrou. Algo que pode por em risco as pretensões de Helder de alçar vôos mais altos em 2014, mas a aproximação da Família Barbalho com Edmilsom, as crises existenciais do PMDB, as cutucadas do partido em Jatene podem fazer o Partido que pertence a base de Lula se aproximar do PT em 2014 levando de reboque o PTB de Duciomar e o PR de Vale.
É importante lembrar que PR, PP, PTB e PRB são da base do Jatene, mas também são da base de Dilma, e   por isso não são da confiança do Governador Tucano, diferente do PSB, que ao longo do Governo vem demonstrando essa lealdade.
O eleitor deve ficar atento a nova composição da Mesa da Assembléia Legislativa, essa composição já será um indicativo para 2014, deve ficar atento também aos passos do PMDB, ao que diz Parsival, o deputado peemedebista é tido como uma espécie de porta voz de Jader.
Ao que se percebe, Jatene navega em uma lua de mel favorável com o eleitor, isso em tese é bom, mas pode ser também um tiro no pé, quanto maior o amor, maior a dor, as cobranças, os ciumes, afinal, as esquerdas em Belém, ainda conseguiram reunir cerca de 44% dos votos, praticamente a metade do eleitorado ainda tem uma grande simpatia pelas esquerdas do Pará, o que pode dar espaço para um Retorno de Ana Júlia, para um Helder pintado de Vermelho, para uma novidade antiga chamada Marinor, tudo isso no primeiro turno, pode não ser muita coisa, mas unidos em um segundo turno podem ser devastadores, isso sem contar com Duciomar e Anivaldo, se Zenaldo não mostrar logo a cara de seu governo ainda nesses primeiros meses, o povo pode ser forçado e lembrar de forma saudosista de Duciomar na campanha de 2014.
Marituba e 2014? A situação em Marituba ainda nem se definiu em relação a 2012, mas já existem alguns movimentos para 2014, o já quase Ex-vereador Gordo se movimenta junto com o Deputado Federal Beto Faro do PT, há quem diga, que Gordo deve sair do PSDB e migrar para o PT para sair candidato a Estadual pela sigla, se Mário assumir, Elivan e Fred  iram disputar a vaga para serem candidatos a Deputado Estadual, ou mesmo, faram dobradinha como Deputado Federal e outro como Deputado Estadual, porém, Mário também tem compromissos com outros nomes, como: Joaquim Passarinho, Edmauro entre outros.
Bertoldo pode ser candidato a Deputado pelo PPS, Mello certamente terá legenda do PRB e poderá provar que é forte, se o for!


AVALIAÇÃO

3 comentários:

  1. Marituba também é PSDB, até agora Antonio Armando é o prefeito eleito.

    ResponderExcluir
  2. A população de Marituba exirge a prisão do BC ladrão sua sobrinha Luana maconheira e demais membros da quadrilha Couto. Bando de Pilantras.

    ResponderExcluir
  3. ACABOU A MENTIRADA SEUS MERDAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DIÁRIO DO PARA DE HOJE MOSTRA A VERDADE... ANTONIO ARMANDO PREFEITO DE MARITUBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Carlos Lacerda...

    ResponderExcluir